Desenvolvimento Pessoal

A ferramenta que é um “canivete suíço” pra te ajudar a ser uma pessoa melhor: meditação

Aeeee que bom que você aceitou a minha proposta!!!

Vamos partir para a ação?

A ferramenta essencial no seu kit “alta-performance” ou “auto-conhecimento” ou “anti-stress” ou “sendo uma pessoa melhor” é a meditação: uma atividade simples, que existe há mais de 2500 anos.

Meditar em contato com a natureza: recomendo muito fortemente.

Já existem inúmeros estudos que comprovam todos os benefícios de tirar alguns minutos por dia para cuidar da sua saúde mental. Neurocientistas fodões, como Sara Lazar, PhD em neurociência pela Harvard, deu uma palestra no Ted Talks em que ela fala sobre sua pesquisa que comprovou que a meditação pode literalmente mudar o seu cérebro. Saíram várias reportagens sobre o estudo dela. Outro neurocientista que comprovou os efeitos positivos da meditação foi o Richard Davidson. Ele foi o cara que estudou o cérebro de monges budistas, ficou amigo do Dalai Lama, e é um “dreamer” como eu, que acredita num mundo melhor.

Mas não são apenas monges e hippies e vegetarianos/veganos e aquele pessoal “good vibes” que são praticantes de meditação.

Sabe aquela pessoa foda que você admira muito?

  • Madonna
  • Jennifer Aniston
  • Angelina Jolie
  • Katy Perry
  • Gisele Bündchen
  • Paul McCartney
  • Russell Brand
  • Willian Ford
  • Warren Buffet
  • Hugh Jackman
  • Richard Branson
  • George Lucas
  • Érico Rocha
  • Rodrigo Santoro
  • Tony Robbins
  • Hal Elrod
  • Bill Gates

Esses são só alguns nomes que eu achei em uma pesquisa rápida pelo oráculo Google, e pelo que já li por aí em algum lugar. Praticantes de meditação não seguem um estilo de vida padrão de meditador. Tem nomes aí que muito dificilmente apareceriam em um mesmo texto.

Diferentes práticas de meditação

Já ouvi muita gente me falar que “nunca que eu vou conseguir ficar sem pensar em nada”, e olha uma boa notícia: não precisa. Meditar também não precisa ser por 40 minutos sentado com as pernas cruzadas com incenso queimando. Mas se você quer e se sente bem, pode. O Tony Robbins medita por apenas 5 minutos. Existem meditações guiadas, em que uma pessoa vai guiando (!), ou seja, vai falando você só precisa escutar.

Outras meditações envolvem visualizar alguma coisa, sentir outras, tem a mindfullness – Atenção Plena – que é o hype do momento ( a Unifesp tem um programa chamado Mente Aberta de treinamento e prática de Atenção Plena desde 2011), tem a transcendental, existem meditações de cunho religioso, tem meditação que não envolve religião nenhuma.

É realmente tipo um canivete-suíço. Vai ter aquele tipo de ferramenta que você precisa para resolver seu problema. E como no canivete, talvez você identifique até mais de duas vertentes, cada uma para uma situação específica.

Começando a praticar meditação

Ok, já falei sobre os benefícios, dei uma pincelada nos tipos de meditação. Agora, como começar?

Se você está inseguro, ou se preferir, pode usar alguns apps de meditação. O que eu mais gostei foi o Headspace, mas é pago (R$19,90 por mês ou R$149,90 por ano). Tem muitos packs focados em determinadas situações, como ansiedade, relacionamentos, luto, alimentação, esportes, e algumas mini-meditações de 3 – 5 min para situações de emergência ou para quando você estiver sem tempo.

Tem umas animações muito fofas que explicam como lidar com alguns desafios durante a meditação, e se não me engano estão no youtube e no IGTV do perfil Headspace. A voz do Andy Puddicombe é muito relaxante, e ele tem sotaque britânico, então, pra mim, é um plus.

Esse app merece um post dedicado só pra falar das maravilhas que esta alcançando (nos EUA será coberto por planos de saúde para tratamentos de dores crônicas e como terapia alternativa) Eu só cancelei a minha assinatura porque estou em contenção de gastos, mas assim que for possível volto com ele, é muito, muito bom!

Atualmente estou usando o InsightTimer, tem muitos milhares de meditações guiadas com diferentes objetivos, de diferentes vertentes, e em muitos idiomas. É o mais democrático que eu achei. E muito bom também, mas muito menos organizado que o Headspace, o que acaba fazendo com que você não ache com tanta facilidade uma nova meditação. Também tem a opção de usar apenas o timer com sons de fundo, se você preferir.

Também existem meditações guiadas no youtube, no spotify, em podcasts…Opções não faltam! Há muito ainda o que se falar sobre meditação, mas você só vai se convencer dos resultados se praticar.

Estou há 24 dias seguidos meditando, e sinto a diferença que isso faz no meu dia. Tenho muito mais clareza e estou muito mais atenta aos meus padrões de pensamento, às minhas atitudes e quase sempre relaxada. Sou muito ansiosa e ando muito estressada, então meditar tem sido um colete salva-vidas nos meus dias.

Mas você também pode meditar sozinho quando preferir, é uma pratica muito independente.

Segue aqui um passo-a-passo bem simples e muito eficiente, que pode ser feita em qualquer lugar, até no banheiro do escritório, se a situação pedir.

Meditando

Sente-se em uma posição confortável, mas com a coluna reta. Coloca um timer pra 3 minutos, se 5 minutos for muito pra você. Vai la, pode ser agora mesmo. Leva menos tempo do que aquela olhadinha no Insta.

Lê tudo primeiro, depois você inicia o timer.

Então, depois que o timer estiver acionado, você vai inspirar bem fundo e soltar o ar pela boca, como se estivesse bufando. Faz isso três vezes, e na terceira enquanto solta o ar, fecha os olhos.

Deixa sua respiração voltar ao normal. Presta atenção nos movimentos do seu corpo enquanto o ar entra e sai. Consegue sentir a temperatura do ar?

Inspira um pouco mais devagar agora, mas profundamente.

Se algum pensamento aparecer, não se apegue a ele. Simplesmente volte a atenção na sua respiração.

Fique atento e perceba como esta o seu corpo. Seus ombros estão tensos, ou relaxados? E seu maxilar? Suas mãos?

E continue focando a atenção na sua respiração, até acabar o tempo.

Só isso, viu como é fácil?

Agora vai lá, sua vez!

Depois me conta como você se sentiu depois?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s