Veganismo

Veganismo é um estilo de vida baseado na não-exploração animal. Isso significa que vai muito além da alimentação. Ser vegano é não financiar a industria de exploração animal, é lutar pelo abolicionismo animal.

Esse estilo de vida se baseia na idéia de que a vida de uma abelha, de uma vaca, de uma galinha vale tanto quanto a sua vida. E merece ser preservada.

Veganismo, muito mais do que uma dieta, é uma filosofia de vida baseada na compaixão. Sao princípios éticos que norteiam pensamentos, atitudes, hábitos de consumo. Eles ampliam a consciência, abrem os olhos pra outras realidades.

laser
Falando sobre veganismo tentando nao ofender ninguem.

Mas o que isso quer dizer na pratica? O que um vegano faz de diferente?
Bom, na pratica a gente lê muito rótulo. A gente aprende a cozinhar melhor, aprende quais empresas dominam o mercado, aprende que tem componentes de origem animal em coisas que ninguém em sã consciência consideraria normal.

Aprende que peixe gosta de brincar, aprende que o comportamento de uma vaca é muito parecido com o de um cachorro. Aprende que passarinhos pedem carinho, brincam, e merecem voar livres. Aprende que todos os seres tem sim igual importancia no mundo.

Tem o lado não tão bom também.  A gente descobre que tem pessoas que vão se afastar de você, vão te julgar e vão te criticar, tentar te ofender. Principalmente quando protegidas pelo mundo virtual. Mas não leve isso pro pessoal. Eu encarei essa parte como uma peneira. Não se preocupe,  isso vai acontecer naturalmente, e talvez nem aconteça com você. Muitas pessoas entram e saem das nossas vidas, independente de serem veganas ou nao, pelas mais diferentes razões. O veganismo vai ser apenas mais uma delas.
O que eu não acho legal que aconteca é você começar a odiar seres  humanos. É uma realidade muito cruel, da sim um sentimento de revolta com as pessoas, com o sistema, com a industria, com tudo. Mas ficar espalhando isso por aí não é a melhor alternativa. Principalmente por que vai contra o sentido de compaixão e empatia por todos os seres (isso inclui os humanos!), e porque o mundo ja ta saturado de coisas ruins.

14963237_1165251126843576_4032373901816135614_n

 

Aqui embaixo vou deixar links de filmes e alguns sites sobre veganismo, pra você ler e se informar melhor sobre o tema. Nao vale a pena ficar enumerando beneficios, nem falando sobre consequencias de se seguir essa filosofia de vida esses documentarios ja fazem isso muito bem. E a parte prática vai ser abordada em vários posts ao longo do blog (afinal foi pra isso que eu fiz esse blog hehe).

E sobra a questao etica e discussoes teoricas sobre libertacao animal, especismo e bem estarismo tambem estao muito bem abordadas nesses sites e blogs.

 

 

A carne é fraca

 

Terráqueos

(so assista se tiver estomago, cenas fortes)

http://www.terraqueos.org/

What the health

(aqui é sé o trailer, tem o filme completo no netflix)

 

Cowspiracy

Também no netflix

Vegucated 

 

E alguns links de sites sobre o tema

http://www.sejavegano.com.br/

https://www.vista-se.com.br/

http://www.guiavegano.com.br

Gato Negro Vegano – Facebook

http://www.animal-ethics.org/pt/

https://www.vegansociety.com/

http://grito-silenciado.blogspot.com.br/

 

 

 

*post sem acentuacao, por motivos de teclado bugado. Assim que possivel volto pra corrigir ❤

2 comentários em “Veganismo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s